top of page
Capa Carrossel - Learning Community.png

As comunidades de aprendizagem são ambientes onde as pessoas se reúnem para se engajar ativamente em experiências de aprendizado compartilhadas, promovendo a colaboração, o suporte e o crescimento coletivo.

O ano de 2024 começou para nós com planejamento e cheio de expectativas para a primavera no sul da Espanha. Durante os meses de março, abril e maio, materializamos um sonho antigo de reunir pessoas para aprender juntas e desenvolver projetos regenerativos.

O projeto Almenara, localizado em Vejer de la Frontera, de onde podemos avistar as montanhas do Marrocos, nos acolheu e inspirou pessoas de diferentes partes do mundo a aprenderem sobre vida em comunidade, cultura de aprendizagem e desenvolvimento de projetos colaborativos.

Junto à comunidade de residentes deste espaço, nos tornamos uma família e experimentamos uma vida conectada com os princípios da Permacultura, reflorestando nossas mentes e o território ao nosso redor.
 

Este programa foi desenvolvido em uma parceria entre Almenara, Co.estar e Projecto Novas Descobertas. Foi projetado para proporcionar aos participantes uma experiência rica e significativa, atendendo às necessidades do projeto anfitrião e garantindo aprendizados para todos.

Fotos Carrossel - Site Co_edited.png

A morte do sonho individual

e a construção do sonho coletivo

A Comunidade de Aprendizagem foi um projeto que reflete a essência de todos os que foram tocados por ele. Contém um pouco do sonho de cada um que o tornou possível.

Afinal, viver juntos por quase três meses transforma nosso interior e exterior.

Nenhuma parede impede que o afeto nos atravesse!


 

Ecologia e colaboração profunda

Foi um período para descobrir nossa relação com a natureza e perceber que não há dentro ou fora. Estamos todos profundamente conectados.

Foram 10 semanas para conectar pessoas de diferentes culturas com o coração aberto, descobrindo a vida em comunidade, desenvolver projetos e se experimentar em diferentes áreas.

Fotos Carrossel - Site Co_edited.png

Espaço seguro de aprendizagem
Juntos, sentimos que é seguro falar sobre nossas vulnerabilidades e expandir nossos limites. Sentados em círculos, nosso lugar favorito para essas conversas.

Sustentamos tensões, amamos e nos vimos crescer a cada dia. Planejamos com carinho e criamos projetos que melhoraram ainda mais os espaços.


 

Metodologias inspiradoras

Nossa metodologia foi inspirada no Ciclo de Novas Descobertas (PND), metodologias colaborativas e de aprendizagem, ferramentas de gestão de projetos e engajamento comunitário.

Sonhamos e brincamos juntos, semeando mudanças de paradigmas.


 

Experiências transformadoras
A Comunidade de Aprendizagem é aquele tipo de experiência que, mesmo depois de um tempo, ainda nos faz lembrar dos dias compartilhando refeições deliciosas, abraços antes de dormir e assistindo ao sol se despedir no mar.

IMG_4664.JPG

Cultura de
Aprendizagem

Fomos guiados por metodologias inspiradoras, que promovem a colaboração, o respeito pela diversidade e a transformação social.

As principais metodologias de Aprendizagem foram o Ciclo de Novas Descobertas (PND), Sociocracia, Permacultura, Dragon Dreaming, Ecologia Profunda e Comunicação Não Violenta.

Gerenciamento
de Projetos

Durante o programa realizamos 14 projetos pioneiros baseados em metodologias colaborativas e de gestão de projetos e outros 2 projetos emergentes.

Desenvolvemos desde o Design até a implementa
ção de uma nova zona de composto, um galinheiro totalmente novo, um lago e até um festival.

IMG_5005.JPG
IMG_4820.JPG

Vida em

Comunidade

Juntos, sentimos que é seguro falar sobre nossas vulnerabilidades e expandir nossos limites. Sentados em círculos, onde era o nosso lugar favorito para essas conversas.

Sustentamos tensões, amamos e nos vimos crescer a cada dia. Planejamos com carinho e criamos projetos que melhoraram ainda mais os espaços.

Construímos espaços de apoio e acolhimento que permitiram que cada um pudesse ser quem é, e que a comunidade recebesse nossas melhores contribuições como presentes.

bottom of page